Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes...

Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
(...)
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta,sem interesse pela resposta,pobre ou terrível, que lhe deres:

Trouxeste a chave?

Carlos Drummond de Andrade

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

O poder da Literatura é transformador.

O poder da Literatura é transformador.
A palavra segue como senhora das construções humanas. Os bons discursos unem razão e emoção, argumento lógico e o apelo do espírito. (...) Mas o que faz com que discursos se perpetuem na história é o fato de não se distanciarem da ação.

Ao Mestre com carinho.

Ao Mestre com carinho.
Queres voar, queres habitar as alturas: Joga o que te pesa ao mar. (Nietzche)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Vídeo: A prática do professor e o uso da tecnologia



   A prática do professor e o uso da tecnologia

   Uso de recursos tecnológicos na prática do professor. Hoje é fundamental que o professor aposte no uso de recursos tecnológicos para melhorar a sua prática pedagógica. Nessa perspectiva, a reflexão sobre o uso desses recursos pelo professor traz alguns questionamentos: Por que continuar fazendo mais do mesmo jeito? Por que as velhas práticas ainda resistem? O cenário da sala de aula mudou. O aluno é sujeito ativo da aprendizagem. Cabe a nós, educadores, adquirir espírito de desafio. Inserir equipamentos tecnológicos no planejamento; ousar, fazer com que o aluno experimente essa aprendizagem, levante idéias, aprenda a fazer, construa hipóteses, desperte a curiosidade e o desejo de aprender. O temor de promover essas mudanças deve acabar. Temos que ser mais arrojados. As aulas hoje podem ser enriquecidas com rádio, DVD, computador, internet, e todo e qualquer recurso tecnológico, desde que inserido dentro de um planejamento bem elaborado, isto por sua vez irá desenvolver consciência e autonomia dos alunos. A velocidade de informações do mundo contemporâneo pede uma diversidade de estratégias e é na sala de aula de uma escola que se cristalizam os conflitos que põem à prova a qualidade dos professores, assim como seu método de trabalho. “Parodiando Cecília Meireles no poema Aluna que fala, com melancolia, de uma humana docência que se perde ou morre sem exercício e sem experiência”, devemos pensar em desfechos menos trágicos, afinal a educação exige maiores cuidados, ela influi sobre toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário