Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes...

Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
(...)
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta,sem interesse pela resposta,pobre ou terrível, que lhe deres:

Trouxeste a chave?

Carlos Drummond de Andrade

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

O poder da Literatura é transformador.

O poder da Literatura é transformador.
A palavra segue como senhora das construções humanas. Os bons discursos unem razão e emoção, argumento lógico e o apelo do espírito. (...) Mas o que faz com que discursos se perpetuem na história é o fato de não se distanciarem da ação.

Ao Mestre com carinho.

Ao Mestre com carinho.
Queres voar, queres habitar as alturas: Joga o que te pesa ao mar. (Nietzche)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Caminhos da Navegação













Navegação em hipertexto e discussão em dupla sobre a experiência de navegar livremente.
Integrantes: Valdirene Alves Ferreira de Oliveira e João Salvador



   Caminhos da Navegação
   
    Viajamos pelo site: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/, e lá tivemos a experiência de navegar livremente, sem compromisso. A sensação de navegar à deriva foi deliciosa e ao mesmo tempo enriquecedora. Mantivemos bastante sintonia durante a pesquisa e não houve diferença de percepção ou interrupção alguma no percurso. Soubemos ir e vir de forma organizada e o trabalho em dupla foi mesmo muito agradável.
   Conhecemos a Oficina de Língua Portuguesa, o planejamento da formação de alunos leitores, os projetos com música popular brasileira dentro do ensino de literatura e ficamos seduzidos pela beleza das dos trabalhos feitos com canções de Gilberto Gil e Chico Buarque. A criatividade, o acesso rápido a diversas informações, a dinâmica do site, a multiplicidade dos hipertextos, toda a organização, um oceano de ideias.
   Terminamos a navegação com êxito, envolvidos pela atmosfera do ambiente tecnológico. Uma verdadeira aula. Foram horas a fio dentro dos textos, das composições, passeando entre sílabas poéticas, métrica, jogos ortográficos, análises de obras, construções e desconstruções. Parodiando o poeta Marcus Vinicius “aprendemos ver o mar dentro do mar”.

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