Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes...

Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
(...)
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta,sem interesse pela resposta,pobre ou terrível, que lhe deres:

Trouxeste a chave?

Carlos Drummond de Andrade

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

O poder da Literatura é transformador.

O poder da Literatura é transformador.
A palavra segue como senhora das construções humanas. Os bons discursos unem razão e emoção, argumento lógico e o apelo do espírito. (...) Mas o que faz com que discursos se perpetuem na história é o fato de não se distanciarem da ação.

Ao Mestre com carinho.

Ao Mestre com carinho.
Queres voar, queres habitar as alturas: Joga o que te pesa ao mar. (Nietzche)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Palavra de Professor

O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem.
Texto produzido por Telma Weisz e Ana Sanchez- Revista Nova Escola janeiro de 2009


Apreciação crítica:
Professora: Valdirene Alves


O processo de aprendizagem não responde necessariamente ao processo de ensino. Existe um processo único de ensino-aprendizagem. São processos considerados distintos porque um privilegia o aprendizado
do aluno e o outro o ensino do professor. Porém, são processos que se comunicam. As autores nesta in-
cursão ressaltam que são processos que não se confundem: É equivocada a expectativa de que o aluno
poderá receber qualquer ensinamento do professor examente como ele lhe transmite. O professor é que
precisa compreender o caminho da aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em
função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhe-
cimento que já conquistou para outro mais evoluído. Ou seja, não é o processo de aprendizagem que deve
se adaptar ao de ensino, mas o processo de ensino é que tem de se adaptar ao de aprendizagem.Ou melhor
o processo de ensino deve dialogar como de aprendizagem.