Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes...

Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
(...)
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta,sem interesse pela resposta,pobre ou terrível, que lhe deres:

Trouxeste a chave?

Carlos Drummond de Andrade

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

O poder da Literatura é transformador.

O poder da Literatura é transformador.
A palavra segue como senhora das construções humanas. Os bons discursos unem razão e emoção, argumento lógico e o apelo do espírito. (...) Mas o que faz com que discursos se perpetuem na história é o fato de não se distanciarem da ação.

Ao Mestre com carinho.

Ao Mestre com carinho.
Queres voar, queres habitar as alturas: Joga o que te pesa ao mar. (Nietzche)

sábado, 23 de janeiro de 2010

Professor Nota 10

Existem algumas qualidades que separam um bom professor de alguém que só dá aulas. Veja:

1. Informe-se.Ninguém tem medo de mudar. O que as pessoas temem é o desconhecido. Então, quanto mais informações você tiver sobre sua instituição, sua matéria e seus alunos, melhor. Só tome cuidado para diferenciar as informações relevantes das fofocas. Atenha-se aos fatos e opiniões de quem você confia.
2. Poder para seus alunos.Os melhores professores definem regras claras para suas turmas, sem tirar a liberdade de ação delas. E como se você desenhasse um quadrado no chão, e dissesse a seus alunos "dentro desse quadrado, vocês podem fazer o que acharem necessário para aprender melhor". Excesso de regras ou extrema rigidez só servem para desestimular a participação.
3. Seja generoso com seus conhecimentos.Você tem muito a oferecer a seus alunos, e não apenas a respeito de suas aulas. Lembre-se de quando você sentava do outro lado da sala de aula, uma das memórias mais marcantes era quando o professor começava a falar sobre suas próprias experiências, ou fatos que viveu. Reparta seu conhecimento em todos os campos.
4. Use a tecnologia.Isso não significa ter um computador em cada sala. Usar a tecnologia pode significar desde pagar suas contas via Internet para poupar tempo, preparar slides multimídia, utilizar as promoções das empresas de telefonia para pagar menos. São inúmeras as opções para você. Utiilize-as.
5. Celebre a imperfeição.Se as pessoas erram, elas estão aprendendo. Faça com que seus alunos tenham vontade de tentar, perguntar, errar, e não os penalize por isso. O mesmo vale para a sua carreira. Tenha a coragem de fazer e errar.
6. Sonhe.Sonhos são como mapas. Se você não sonhar, não terá um objetivo a alcançar e poderá ficar estagnado na carreira.
7. Cuide de sua rede de contatos.Ou, como se diz agora, faça networking. Você conhece diversas pessoas que podem lhe abrir novas oportunidades, ou podem ensinar muito a seus alunos. Aquele vizinho aposentado do exército, o pessoal do cabeleleiro, colegas de outras escolas, enfim. Vá atrás do que essas pessoas podem fazer por você.
8. Aproveite o momento.Você interromperia uma discussão sobre o quadro político atual só porque você leciona matemática e não quer interromper a aula? Aproveite cada momento em que seus alunos estão curiosos sobre determinado assunto. Responda as perguntas, discuta, coloque a questão no contexto de sua aula e vá em frente.
9. Crie novos padrões de excelência.Não permita que seus alunos estabeleçam como meta "tirar 6 para passar". Estimule-os a tirar de cada aula algo útil para a vida deles dali para frente. Isso é muito mais importante do que lutar pela média no final do mês.
10. Onde você deseja estar daqui a 20 anos?Se você perguntar aos professores mais antigos de seu colégio o que eles fariam diferente se tivessem a chance, muitas das respostas seriam filosofar mais, correr mais riscos no trabalho, não levar as coisas tão a sério. Bem, se você não quiser ficar se lamentando também daqui a 20 ou 30 anos, comece a tomar essas atitudes agora.

LivroClip na sala de aula virtual

A Divina Comédia - Dante Alighieri



Atividades do portfólio do Curso do programa de Formação continuada em Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC_100 horas