Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes...

Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
(...)
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta,sem interesse pela resposta,pobre ou terrível, que lhe deres:

Trouxeste a chave?

Carlos Drummond de Andrade

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

O poder da Literatura é transformador.

O poder da Literatura é transformador.
A palavra segue como senhora das construções humanas. Os bons discursos unem razão e emoção, argumento lógico e o apelo do espírito. (...) Mas o que faz com que discursos se perpetuem na história é o fato de não se distanciarem da ação.

Ao Mestre com carinho.

Ao Mestre com carinho.
Queres voar, queres habitar as alturas: Joga o que te pesa ao mar. (Nietzche)

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Os Sertões: A Terra, O Homem, A Luta.

Euclides da Cunha e Ana de Assis: Minissérie - Desejo

Projeto Pré-Modernismo:Um olhar crítico para o Brasil. Instituição Proponente: E.E.de Educação Básica e Educação Profissional Padre João Greiner. Público alvo: 3º anos

Objetivos: Entender a realidade brasileira retratada no período pré-moderno. Investigar, pelo estudo do texto literário como se caracterizaram como obras produzidas nesse período.


Justificativa: Olhar para o Brasil, nesse momento, significa ver um país multifacetado, onde pequenas zonas de prosperidade e riqueza convivem com vastas extensões marcadas pela pobreza. O desafio de estudar esse período será conhecer os constrastes de dois Brasis: Um rico e próspero, outro marcado por diversos Conflitos Sociais.


Programação: O que o aluno deverá aprender:
a) O que foi o Pré-Modernismo e por que o Pré-Modernismo não é considerado uma estética literária.
b) Como se carcterizou uma obra de Euclides da Cunha.
c) De que modo aproximam dos Sertões literatura e jornalismo.
d) Que retrato da sociedade é feito por Lima Barreto?
e) Como as cidades do interior aparecem na obra de Monteiro Lobato.
f) Por que Jeca Tatu se uma personagem Tornou "imortal" da literatura brasileira.
g) Identificar as características da obra de Augusto dos Anjos: De que modo associa sua poesia uma crença na ciência e indagações filosóficas.


Estratégia de Execução:
Aulas teóricas
Pesquisa: Acesso à internet e biblioteca
Atividades práticas: leitura, produção e encenação


Recursos:
Material didático
Biblioteca
Internet: (Aplicativos e Youtube do Blog)
DVD


Avaliação: A avaliação Irá nortear toda uma ação pedagógica, conhecimentos Desvelando e retomadas diante de dificuldades.
Serão pontuadas: As pesquisas, como atividades extraclasse e Relatório da pesquisa).


Bibliografia: Abaurre, Maria Luiza e Pontara, Marcela; Literatura Brasileira - Ensino Médio: São Paulo: Editora Moderna, 2006

Série Filmes de Superação: Trabalhe a consciência, cidadania e reflexão.

Projeto Cinema em Sala de Aula: Uma bandeira para a aprendizagem significativa. Valorize a leitura de imagens, cenas, sons, expressões. Amplie suas aulas repaginando o planejamento. Use o milagre estético
da dramaturgia. Reformule a prática, desperte novas ideias. Sinta o prazer de ensinar com a parceria do cinema em sala de aula.
Professora: Valdirene

A Corrente do bem: Os nossos olhos são a janela da alma.

O Grande ditador: Filme com Charles Chaplin

Trechos do discurso: "Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar se possível - judeus, os gentios, negros e brancos..."


Meu nome é Rádio: Consciência, Cidadania e lição de vida!

Contar histórias: Uma posição especial de alma.

Como um ator ensaia para emprestar seu corpo, sua voz aos personagens, assim também nós, professores, devemos preparar cuidadosamente a leitura em voz alta.
A educação que oferecemos aos nossos alunos dá a plena condicão de ler o mundo? (Paulo Freire)