7- Conclusão:
Ao Mestre com carinho.
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Registro digital da experiência
Projeto: Sarau Literário em Poesia e Prosa na época de Hipertextos
Atividade Prática: Criação de um blog
“Só a literatura é capaz de revelar os desejos mais secretos do ser humano. Queres voar, queres habitar as alturas: Joga o que te pesa ao mar”.
(Nietzsche).
Registro Descritivo do Projeto:
1- Apresentação:
A confecção deste projeto teve a orientação geral dos objetivos traçados pelos PCN- Ensino Médio para as disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura. O trabalho ilustra e acrescenta caráter complementar a metodologia de projeto, além de propiciar o desenvolvimento das capacidades de leitura, escrita e registro das atividades.
2- Justificativa:
Os Clássicos são fontes inesgotáveis de ideias e cada leitura inspira novos insights e possibilidades. A criação de um blog, nesta perspectiva está facilitando o aprimoramento da escrita. O aluno no exercício de aprendizagem atua individualmente e em grupo o que permite segurança e criatividade em cada atividade desenvolvida.
3- Objetivos:
- A produção do blog e a realização do Sarau literário irão relacionar textos clássicos, recursos expressivos da língua, mediante os gêneros selecionados.
- O projeto está propiciando o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita e nesse sentido, espera-se que o aluno esteja apto a ler, entender e produzir vários tipos de texto, manuseando recursos lingüísticos com segurança e precisão.
4-Procedimentos:
- Foi realizado um diagnóstico das turmas através de roda de conversas sobre a proposta do conteúdo. Foi feito apresentação dos textos e a organização dos grupos de estudo. Na sala de tecnologia os alunos iniciaram a pesquisa e a confecção do blog. Durante as aulas, os alunos foram assessorados pelo professor da sala de tecnologia e o professor regente. Os exercícios foram realizados em duplas e apresentação feita individualmente.
- Todas as atividades, que ainda, estão em andamento, estão sendo monitoradas e tendo revisão constante, no que se referem ao caráter dos textos, tipologias, regras ortográficas, rascunho, edição, leitura, postagem, imagens, e produção artística.
5- Recursos:
- CD
-DVD
-Rádio
-Internet
-Livros
-Data Show
-Pen Drive
6- Avaliação
Em todos os estudos realizados até o momento o aluno é parte atuante no processo de avaliação. Toda a produção, investigação, pesquisa são subsídios para pontuar o trabalho. As postagens e a apresentação final do projeto também serão instrumentos de pontuação. São objetos de investigação no processo avaliativo: O domínio da língua padrão, a capacidade de leitura e interpretação, a articulação dos dados pesquisados, as propostas das equipes, bem como, sugestões e ideias, arquivos de observação e apreciação crítica.
Obs.: A culminância (fechamento do projeto) tem previsão para o final do segundo semestre, uma semana antes do conselho de classe final.
7- Conclusão:
Relato Reflexivo:
O objeto de estudo selecionado para este trabalho é construtivo e inovador. Ainda é latente a discussão sobre a importância da leitura dos clássicos, além de atual e necessária para que o aluno possa aprimorar o gosto pela leitura e vivencie outros vocabulários em sua linguagem, muitas vezes mesclada de informalidades, gírias, permeadas de códigos virtuais e descompromissados com as normas gramaticais.
O trabalho está sendo desenvolvido no segundo semestre do ano de 2009 em forma de oficinas com aulas previamente agendadas em períodos de 2 horas aulas semanais, com alunos do ensino médio/ matutino e noturno.
O trabalho está possibilitando calorosas discussões acerca da distribuição dos textos, o entendimento dos conteúdos abordados e a transposição das obras para os trabalhos escritos no blog e apresentações artísticas sobre os temas pesquisados.
As maiores dificuldades giraram em torno do “vocabulário novo”. A dificuldade de elaborar defesas de ideias com embasamento teórico de acordo com cada autor e obra e isso trouxe alguns momentos de vasto cansaço para professor e aluno.
Por diversas vezes retomamos partes de algumas leituras e fizemos análises coletivas para melhor acuidade dos conteúdos. A maioria dos alunos está engajada nas produções e o fechamento do projeto irá culminar com uma produção literária cheia de novidades e aprendizagem.
8- Bibliografia:
- Gentile, Paola. Blog: diário (de aprendizagem) na rede. Nova escola, junho/julho 2004. Acesso em 10 de agosto 2009.
- Dickinson, Guy. Weblogs com they accelerate expertise? The de mestrado em Educação da Ultralab, Anglia. Polytechinic University reino Unido, 2003 Acesso em: 02 de setembro 2009.
- www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/pesquisaObraForm.jsp (acesso em 24 de setembro de 2009).
- http://marista.edu.br/2009/05/27/sarau-virtual/ (acesso em 25 de setembro de 2009)
Cursista: Valdirene Alves Ferreira de Oliveira
Tutora: Vanja Marina Prates de Abreu
Turma: 02
Unidade III- Práticas Pedagógicas e Mídias digitais
Disciplinas: Literatura e Língua Portuguesa
Período: Matutino e Noturno ( 4º bimestre).
Local: Sala de Tecnologia – Escola Estadual de Educação Básica e Educação Profissional Padre João Greiner
Professor Regente: Valdirene Alves Ferreira de Oliveira
Preparando e apresentando um programa de rádio:
Após a avaliação feita durante a realização do projeto na sala de tecnologia, é feita a revisão e aprimoramento de algumas produções textuais, a turma é dividida em grupos de seis integrantes, com a orientação do professor. Nesse momento é feita a escolha de um local para a apresentação do programa de rádio.
O palco pode ser a frente da sala de aula ou outro local demarcado no pátio. Obs. A escola possui um espaço próprio para o programa de rádio na escola, porém esse trabalho terá uma participação interativa e, portanto um ambiente diferenciado.
Para que o evento fique dinâmico será selecionado o público, podendo ser duas ou três turmas que não estejam inseridas nesse projeto. Um aluno será o apresentador, podendo ter mais de um, ou revezamento. Na abertura, notícias da unidade escolar, notícias de última hora, entrevistas e músicas previamente selecionadas para a apresentação, além de um DJ, responsável pela animação.
O programa deve ser divulgado com cartazes, e na própria rádio da escola, avisos orais nas salas de aula (momento oportuno para apresentação e detalhamento do trabalho realizado).
A direção, coordenação, pais e outros funcionários também poderão ser convidados, além de pessoas da comunidade escolar.
- Sala de tecnologia
- Rádio/escola
- Espaço cultural
- Sala de aula
Assinar:
Postagens (Atom)