Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes...

Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
(...)
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta,sem interesse pela resposta,pobre ou terrível, que lhe deres:

Trouxeste a chave?

Carlos Drummond de Andrade

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

O poder da Literatura é transformador.

O poder da Literatura é transformador.
A palavra segue como senhora das construções humanas. Os bons discursos unem razão e emoção, argumento lógico e o apelo do espírito. (...) Mas o que faz com que discursos se perpetuem na história é o fato de não se distanciarem da ação.

Ao Mestre com carinho.

Ao Mestre com carinho.
Queres voar, queres habitar as alturas: Joga o que te pesa ao mar. (Nietzche)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Cursista: Valdirene Alves Ferreira de Oliveira
Tutora: Vanja Marina Prates de Abreu
Turma: 02
Unidade III- Práticas Pedagógicas e Mídias digitais


Atividade 3.7 – Execução da atividade planejada


Público Alvo: Ensino Médio (3° ano A, B, C,D,E)
Disciplinas: Literatura e Língua Portuguesa
Período: Matutino e Noturno ( 4º bimestre).
Local: Sala de Tecnologia – Escola Estadual de Educação Básica e Educação Profissional Padre João Greiner
Professor Regente: Valdirene Alves Ferreira de Oliveira
Projeto: A Metáfora do Sentimento – uma releitura do conto de Clarice Lispector “Felicidade Clandestina”.

Atividade: Apresentação do Conto Felicidade Clandestina em um programa de rádio.

Preparando e apresentando um programa de rádio:
Após a avaliação feita durante a realização do projeto na sala de tecnologia, é feita a revisão e aprimoramento de algumas produções textuais, a turma é dividida em grupos de seis integrantes, com a orientação do professor. Nesse momento é feita a escolha de um local para a apresentação do programa de rádio.
O palco pode ser a frente da sala de aula ou outro local demarcado no pátio. Obs. A escola possui um espaço próprio para o programa de rádio na escola, porém esse trabalho terá uma participação interativa e, portanto um ambiente diferenciado.
Para que o evento fique dinâmico será selecionado o público, podendo ser duas ou três turmas que não estejam inseridas nesse projeto. Um aluno será o apresentador, podendo ter mais de um, ou revezamento. Na abertura, notícias da unidade escolar, notícias de última hora, entrevistas e músicas previamente selecionadas para a apresentação, além de um DJ, responsável pela animação.
O programa deve ser divulgado com cartazes, e na própria rádio da escola, avisos orais nas salas de aula (momento oportuno para apresentação e detalhamento do trabalho realizado).
A direção, coordenação, pais e outros funcionários também poderão ser convidados, além de pessoas da comunidade escolar.

Registro de imagens relacionadas à momentos de pesquisa, aulas práticas e culminância do projeto.
- Sala de tecnologia
- Rádio/escola
- Espaço cultural
- Sala de aula

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