Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes...

Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
(...)
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta,sem interesse pela resposta,pobre ou terrível, que lhe deres:

Trouxeste a chave?

Carlos Drummond de Andrade

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

O poder da Literatura é transformador.

O poder da Literatura é transformador.
A palavra segue como senhora das construções humanas. Os bons discursos unem razão e emoção, argumento lógico e o apelo do espírito. (...) Mas o que faz com que discursos se perpetuem na história é o fato de não se distanciarem da ação.

Ao Mestre com carinho.

Ao Mestre com carinho.
Queres voar, queres habitar as alturas: Joga o que te pesa ao mar. (Nietzche)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Registro digital da experiência

Projeto: Sarau Literário em Poesia e Prosa na época de Hipertextos
Atividade Prática: Criação de um blog

“Só a literatura é capaz de revelar os desejos mais secretos do ser humano. Queres voar, queres habitar as alturas: Joga o que te pesa ao mar”.
(Nietzsche).

Registro Descritivo do Projeto:

1-     Apresentação:

A confecção deste projeto teve a orientação geral dos objetivos traçados pelos PCN- Ensino Médio para as disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura. O trabalho ilustra e acrescenta caráter complementar a metodologia de projeto, além de propiciar o desenvolvimento das capacidades de leitura, escrita e registro das atividades.

2-    Justificativa:

Os Clássicos são fontes inesgotáveis de ideias e cada leitura inspira novos insights e possibilidades. A criação de um blog, nesta perspectiva está facilitando o aprimoramento da escrita. O aluno no exercício de aprendizagem atua individualmente e em grupo o que permite segurança e criatividade em cada atividade desenvolvida.

     3- Objetivos:

- A produção do blog e a realização do Sarau literário irão relacionar textos clássicos, recursos expressivos da língua, mediante os gêneros selecionados.
- O projeto está propiciando o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita e nesse sentido, espera-se que o aluno esteja apto a ler, entender e produzir vários tipos de texto, manuseando recursos lingüísticos com segurança e precisão.

   4-Procedimentos:

- Foi realizado um diagnóstico das turmas através de roda de conversas sobre a proposta do conteúdo. Foi feito apresentação dos textos e a organização dos grupos de estudo. Na sala de tecnologia os alunos iniciaram a pesquisa e a confecção do blog. Durante as aulas, os alunos foram assessorados pelo professor da sala de tecnologia e o professor regente. Os exercícios foram realizados em duplas e apresentação feita individualmente.
- Todas as atividades, que ainda, estão em andamento, estão sendo monitoradas e tendo revisão constante, no que se referem ao caráter dos textos, tipologias, regras ortográficas, rascunho, edição, leitura, postagem, imagens, e produção artística.

   5- Recursos:

- CD
-DVD
-Rádio
-Internet
-Livros
-Data Show
-Pen Drive


   6- Avaliação

Em todos os estudos realizados até o momento o aluno é parte atuante no processo de avaliação. Toda a produção, investigação, pesquisa são subsídios para pontuar o trabalho. As postagens e a apresentação final do projeto também serão instrumentos de pontuação. São objetos de investigação no processo avaliativo: O domínio da língua padrão, a capacidade de leitura e interpretação, a articulação dos dados pesquisados, as propostas das equipes, bem como, sugestões e ideias, arquivos de observação e  apreciação crítica.
Obs.: A culminância (fechamento do projeto) tem previsão para o final do segundo semestre, uma semana antes do conselho de classe final.


7- Conclusão:

Relato Reflexivo:
    
O objeto de estudo selecionado para este trabalho é construtivo e inovador. Ainda é latente a discussão sobre a importância da leitura dos clássicos, além de atual e necessária para que o aluno possa aprimorar o gosto pela leitura e vivencie outros vocabulários em sua linguagem, muitas vezes mesclada de informalidades, gírias, permeadas de códigos virtuais e descompromissados com as normas gramaticais.
O trabalho está sendo desenvolvido no segundo semestre do ano de 2009 em forma de oficinas com aulas previamente agendadas em períodos de 2 horas aulas semanais, com alunos do ensino médio/ matutino e noturno.
O trabalho está possibilitando calorosas discussões acerca da distribuição dos textos, o entendimento dos conteúdos abordados e a transposição das obras para os trabalhos escritos no blog e apresentações artísticas sobre os temas pesquisados.
As maiores dificuldades giraram em torno do “vocabulário novo”. A dificuldade de elaborar defesas de ideias com embasamento teórico de acordo com cada autor e obra e isso trouxe alguns momentos de vasto cansaço para professor e aluno.
Por diversas vezes retomamos partes de algumas leituras e fizemos análises coletivas para melhor acuidade dos conteúdos. A maioria dos alunos está engajada nas produções e o fechamento do projeto irá culminar com uma produção literária cheia de novidades e aprendizagem.

8- Bibliografia:

- Gentile, Paola. Blog: diário (de aprendizagem) na rede. Nova escola, junho/julho 2004. Acesso em 10 de agosto 2009.

- Dickinson, Guy. Weblogs com they accelerate expertise? The de mestrado em Educação da Ultralab, Anglia. Polytechinic University reino Unido, 2003 Acesso em: 02 de setembro 2009.


- http://marista.edu.br/2009/05/27/sarau-virtual/ (acesso em 25 de setembro de 2009)


Um comentário:

  1. Quando diz São Paulo: "Morremos a cada dia"...
    Pensamos: É patético! Mas é verdade. Morremos a cada dia. O tempo é nosso problema. Entretanto, diz Santo Agostinho: "Minha alma arde porque quero saber".

    ResponderExcluir