Ao Mestre com carinho.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Conhecendo uma experiência
Conhecendo uma experiência:
Nome do Programa: A Charge animada. Uma leitura possível.
Área de Conhecimento: Língua Portuguesa.
Autor: Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha.
Co-autor(es): Aparecida Clemilda Porto, Vilma Aparecida Gomes.
Descrição Síntese: A sugestão observada tem como objeto de estudo a Charge e o sentido que é preciso dar a esse tipo de gênero textual. Segundo os idealizadores do projeto é muito importante explorar as charges e as diversas possibilidades de leitura, dentre elas as práticas sociais, a comunicabilidade, as construções de significados que nem sempre estão presentes no texto de forma explícita, e a charge por sua vez traz essa possibilidade de investigação. A imprevisivibilidade abre diversos leques, dando ao educando oportunidades de adquirir novos comportamentos. Estes passam, por sua vez, a ter uma leitura crítica, menos técnica. Nesse processo de aquisição de inferência e entendimento da estrutura do texto charge, os alunos aprendem a discutir, interpretar, fazer analogias, opinar de forma construtiva, restituindo assim situações efetivas de aprendizagem.
Estratégias da Aula: Leituras de diversos tipos de charges, assistir a vídeos na sala de tecnologia, formação de grupos para discussão, elaboração de textos opinativos, interpretação individual e coletiva, desenhos e recortes para montagem de charges a partir de temas selecionados no grupo.
Recursos Complementares: Internet, Jornais e revistas, livro didático, retroprojetor.
Duração das atividades: 2 a 4 aulas com 50 minutos de duração cada aula.
Avaliação: A observação dessa aula trouxe várias lições dentre elas o entusiasmo com que os alunos poderão desenvolver essas atividades. A aula é prática, motivada, ajuda a construir o gosto pela leitura. Essa didática fará com que o trabalho com textos seja para discutir, ressignificar as leituras feitas até então.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário