Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes...

Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
(...)
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta,sem interesse pela resposta,pobre ou terrível, que lhe deres:

Trouxeste a chave?

Carlos Drummond de Andrade

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

O poder da Literatura é transformador.

O poder da Literatura é transformador.
A palavra segue como senhora das construções humanas. Os bons discursos unem razão e emoção, argumento lógico e o apelo do espírito. (...) Mas o que faz com que discursos se perpetuem na história é o fato de não se distanciarem da ação.

Ao Mestre com carinho.

Ao Mestre com carinho.
Queres voar, queres habitar as alturas: Joga o que te pesa ao mar. (Nietzche)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Conhecendo uma experiência:




Conhecendo uma experiência:
Nome do Programa: A Charge animada. Uma leitura possível.
Área de Conhecimento: Língua Portuguesa.
Autor: Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha.
Co-autor(es): Aparecida Clemilda Porto, Vilma Aparecida Gomes.

Descrição Síntese: A sugestão observada tem como objeto de estudo a Charge e o sentido que é preciso dar a esse tipo de gênero textual. Segundo os idealizadores do projeto é muito importante explorar as charges e as diversas possibilidades de leitura, dentre elas as práticas sociais, a comunicabilidade, as construções de significados que nem sempre estão presentes no texto de forma explícita, e a charge por sua vez traz essa possibilidade de investigação. A imprevisivibilidade abre diversos leques, dando ao educando oportunidades de adquirir novos comportamentos. Estes passam, por sua vez, a ter uma leitura crítica, menos técnica. Nesse processo de aquisição de inferência e entendimento da estrutura do texto charge, os alunos aprendem a discutir, interpretar, fazer analogias, opinar de forma construtiva, restituindo assim situações efetivas de aprendizagem.
Estratégias da Aula: Leituras de diversos tipos de charges, assistir a vídeos na sala de tecnologia, formação de grupos para discussão, elaboração de textos opinativos, interpretação individual e coletiva, desenhos e recortes para montagem de charges a partir de temas selecionados no grupo.
Recursos Complementares: Internet, Jornais e revistas, livro didático, retroprojetor.
Duração das atividades: 2 a 4 aulas com 50 minutos de duração cada aula.
Avaliação:  A observação dessa aula trouxe várias lições dentre elas o entusiasmo com 
que os alunos poderão desenvolver essas atividades. A aula é prática, 
motivada, ajuda a construir o gosto pela leitura. Essa didática fará com 
que o trabalho com textos seja para discutir, ressignificar as leituras feitas 
até então.










Nenhum comentário:

Postar um comentário