Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes...

Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
(...)
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta,sem interesse pela resposta,pobre ou terrível, que lhe deres:

Trouxeste a chave?

Carlos Drummond de Andrade

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

O poder da Literatura é transformador.

O poder da Literatura é transformador.
A palavra segue como senhora das construções humanas. Os bons discursos unem razão e emoção, argumento lógico e o apelo do espírito. (...) Mas o que faz com que discursos se perpetuem na história é o fato de não se distanciarem da ação.

Ao Mestre com carinho.

Ao Mestre com carinho.
Queres voar, queres habitar as alturas: Joga o que te pesa ao mar. (Nietzche)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Atividade 1.3








A entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor remete vasta reflexão: É necessário repensar o ambiente escolar, entender o papel significativo que a escola produz em uma sociedade globalizada,  que busca cada vez mais um indivíduo preparado para a vida. O professor discute os diversos espaços da escola, entendendo que não há mais lugar para o uso de fórmulas prontas, receitas arraigadas, métodos tradicionais e didáticos partilhados apenas no uso de cartilhas ou planejamentos específicos, persuasivos, autoritários, deixando de lado o interesse maior que deve ser sempre as necessidades do aluno, à inclusão e a sociabilidade. Desta forma, emerge um comportamento atualizado porque o conhecimento está se multiplicando e o aluno precisa estar preparado para a vida, para o mercado de trabalho, estar inserido no mundo real.
Dowbor mostra o aspecto da educação, que deve ser levada a sério, construída com melhores oportunidades, cumprindo o objetivo de investir no desenvolvimento intelectual do aluno e fazê-lo cada vez mais parte integrante do processo ensino aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário