Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes...

Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
(...)
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta,sem interesse pela resposta,pobre ou terrível, que lhe deres:

Trouxeste a chave?

Carlos Drummond de Andrade

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

O poder da Literatura é transformador.

O poder da Literatura é transformador.
A palavra segue como senhora das construções humanas. Os bons discursos unem razão e emoção, argumento lógico e o apelo do espírito. (...) Mas o que faz com que discursos se perpetuem na história é o fato de não se distanciarem da ação.

Ao Mestre com carinho.

Ao Mestre com carinho.
Queres voar, queres habitar as alturas: Joga o que te pesa ao mar. (Nietzche)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.



Cursista: Valdirene Alves Ferreira de Oliveira
Tutora: Vanja Marina Prates de Abreu
Turma: 02
Unidade: IV – Currículos, Projetos e Tecnologias



Atividade: 6- Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.


Reelaborar o Plano de Aula:


Unidade Proponente: Escola Estadual de Educação Básica e Educação Profissional Padre João Greiner


Disciplina: Língua Portuguesa                 
Público Alvo: 2° anos/Ensino Médio


Conteúdo: Linguagem Publicitária


Tempo: 3 h/aula




Ementa:
- A publicidade a partir de seus signos e símbolos
- O discurso publicitário e a sociedade de consumo
- A linguagem publicitária
- O texto persuasivo




Justificativa;
Estudar a linguagem publicitária é compreender a propaganda e por seu intermédio investigar a relação de consumo.




Objetivo Geral:
- Compreender o discurso publicitário, as relações de persuasão, produto, consumo e aplicação.








Objetivos Específicos:
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade de reflexão diante de uma sociedade de consumo cada vez mais voraz.
- Compreender a evolução da propaganda no Brasil e os aspectos que compõem a linguagem publicitária.
- Compreender o papel social da propaganda e como a propaganda influencia e é influenciada pelo meio social.




Metodologia/ Procedimentos;
- Pesquisas de diferentes propagandas
- Leituras de textos
- Discussão sobre qualidade e utilidade dos produtos anunciados
- Produzir vídeo sobre um produto
- Assistir no Youtube e sites publicitários propagandas antigas e compará-las as atuais
- Pesquisa na Internet de propagandas que anunciem produtos que são direcionados especificamente para o público adolescente.
- Criar no editor de textos atividades com o uso de clichês e arquétipos
- Pesquisa em jornais e revistas




Avaliação:
Trabalhos individuais e em grupos:
- Criar uma propaganda usando os recursos disponíveis na tecnologia (observação: a escolha do aplicativo poderá ser do aluno).
- Desenvolver uma propagando utilizando uma ideia pronta. Sugestão: criar texto publicitário a partir da história das sandálias Havaianas.
- Produzir resenha crítica sobre a história da propaganda no Brasil.






Bibliografia Complementar:
Vestergaard, Schorder. A linguagem da propaganda. São Paulo: Martins Fontes, 2000
Carrascoza, João Anzanello. Redação Publicitária. São Paulo: Futura, 2003




Sites de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário