Cursista: Valdirene Alves Ferreira de Oliveira
Tutora: Vanja Marina Prates de Abreu
Turma: 02
Unidade: IV – Currículos, Projetos e Tecnologias
Atividade: 6- Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
Reelaborar o Plano de Aula:
Unidade Proponente: Escola Estadual de Educação Básica e Educação Profissional Padre João Greiner
Disciplina: Língua Portuguesa
Público Alvo: 2° anos/Ensino Médio
Conteúdo: Linguagem Publicitária
Tempo: 3 h/aula
Ementa:
- A publicidade a partir de seus signos e símbolos
- O discurso publicitário e a sociedade de consumo
- A linguagem publicitária
- O texto persuasivo
Justificativa;
Estudar a linguagem publicitária é compreender a propaganda e por seu intermédio investigar a relação de consumo.
Objetivo Geral:
- Compreender o discurso publicitário, as relações de persuasão, produto, consumo e aplicação.
Objetivos Específicos:
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade de reflexão diante de uma sociedade de consumo cada vez mais voraz.
- Compreender a evolução da propaganda no Brasil e os aspectos que compõem a linguagem publicitária.
- Compreender o papel social da propaganda e como a propaganda influencia e é influenciada pelo meio social.
Metodologia/ Procedimentos;
- Pesquisas de diferentes propagandas
- Leituras de textos
- Discussão sobre qualidade e utilidade dos produtos anunciados
- Produzir vídeo sobre um produto
- Assistir no Youtube e sites publicitários propagandas antigas e compará-las as atuais
- Pesquisa na Internet de propagandas que anunciem produtos que são direcionados especificamente para o público adolescente.
- Criar no editor de textos atividades com o uso de clichês e arquétipos
- Pesquisa em jornais e revistas
Avaliação:
Trabalhos individuais e em grupos:
- Criar uma propaganda usando os recursos disponíveis na tecnologia (observação: a escolha do aplicativo poderá ser do aluno).
- Desenvolver uma propagando utilizando uma ideia pronta. Sugestão: criar texto publicitário a partir da história das sandálias Havaianas.
- Produzir resenha crítica sobre a história da propaganda no Brasil.
Bibliografia Complementar:
Vestergaard, Schorder. A linguagem da propaganda. São Paulo: Martins Fontes, 2000
Carrascoza, João Anzanello. Redação Publicitária. São Paulo: Futura, 2003
Sites de Pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário