Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes...

Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
(...)
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta,sem interesse pela resposta,pobre ou terrível, que lhe deres:

Trouxeste a chave?

Carlos Drummond de Andrade

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

O poder da Literatura é transformador.

O poder da Literatura é transformador.
A palavra segue como senhora das construções humanas. Os bons discursos unem razão e emoção, argumento lógico e o apelo do espírito. (...) Mas o que faz com que discursos se perpetuem na história é o fato de não se distanciarem da ação.

Ao Mestre com carinho.

Ao Mestre com carinho.
Queres voar, queres habitar as alturas: Joga o que te pesa ao mar. (Nietzche)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.









Cursista: Valdirene Alves Ferreira de Oliveira
Tutora: Vanja Marina Prates de Abreu
Turma: 02
Unidade: IV – Currículo, Projetos e Tecnologias


Atividade 5: Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.


Plano de aulas explorando recursos tecnológicos na aula de literatura




“ As palavras adormecidas nos versos de um poema abrem diversificadas possibilidades de leitura a quem, como dizia Drummond, trouxer a chave”.


Objetivos: Entender a linguagem, as características e o encadeamento linear dos versos de Manoel de Barros e Cecília Meireles.


Componente Curricular: Literatura        
Nível de Ensino: Ensino Médio


Tema: Poesia em sala de aula
Poetas escolhidos: Manoel de Barros e Cecília Meireles


Dados da Aula:


O que o aluno poderá aprender com esta aula: Pretende-se ampliar as noções básicas das manifestações artísticas que permeiam as relações humanas. O aluno deve reconhecer a linguagem e estilo dos autores selecionados, assim, como o contexto histórico e social e os reflexos da literatura produzida por eles.


Duração das atividades:
Para a consecução dos objetivos propostos deverão ser utilizadas seis aulas.


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
1-     Discussões prévias acerca das obras literárias de Manoel de Barros e Cecília Meireles.
2-    Noções básicas de editor de texto (Word)
3-    Exercícios de vocabulário ( empregos de palavras e contextos poéticos) no Wikcionário
4-    Leitura e encenação de poema
5-    Atividades no editor de silides(PowerPoint)


Estratégias:
Atividades de pesquisa e produção
Leitura


Recursos:
TV
Vídeo
Data Show
Internet
Livros


Avaliação:
As atividades serão avaliadas mediante participação ativa dos alunos, colaboração nos grupos, criatividade e autonomia nos exercícios individuais.


Sites de pesquisa;

Nenhum comentário:

Postar um comentário