Cursista: Valdirene Alves Ferreira de Oliveira
Tutora: Vanja Marina Prates de Abreu
Turma: 02
Unidade: IV – Currículo, Projetos, Tecnologia
Campo grande- MS, 21 de Novembro de 2009
Atividade: 02 – Módulo 04
Compartilhando possibilidades das contribuições das tecnologias:
A integração do computador na prática pedagógica, no espaço sala de aula, e na interação planejamento e didática, implicam compreender o papel que o computador pode assumir ao processo ensino e aprendizagem.
Este papel não é homogêneo, depende, em grande parte, das intenções do educador e dos objetivos da aula, e das ferramentas que o educador pretende utilizar durante a aula.
A elaboração de uma determinada atividade poderá ser mais bem representada em uma ferramenta do que em outra. O uso adequado de alguns aplicativos poderá definir a dinâmica da aula ou do projeto pedagógico a ser desenvolvido.
Nessa perspectiva, a melhor forma de utilização e articulação entre áreas de conhecimento e tecnologia é ensinar com os recursos que propiciem aos alunos o desenvolvimento de competências. É fundamental que o aluno exerça sua autonomia por meio de ações criativas, colaborativas, interessantes, assim, a sala de aula será um ambiente conectado com as mídias e os alunos co-participantes da aprendizagem.
Contribuições da tecnologia à prática pedagógica:
· Gravar parte das aulas
· Avaliação on-line
· Utilizar textos para pesquisa através de e-mail
· Diário de bordo e tira dúvidas através de blog educativo
· Escrita colaborativa no Word
· Vídeos através do youtube – espaço para apreciação de textos literários e ou divulgação de trabalhos
· Uso do sistema Wiki – troca de ideias entre os alunos para contribuição da aprendizagem um do outro
· Projetos de slides e Data show ( poderão ser utilizados na exposição de pesquisas ou divulgação de trabalhos)
· Messenger: Pesquisa da escrita
· Orkut: trabalhar debates de temas transversais
Requisitos Pedagógicos:
- É necessário haver uma metodologia para conduzir cada atividade
- A turma deve ser pequena de no máximo 25 alunos
- Os assuntos propostos devem ser relevantes e estimular a discussão
- É necessário haver coordenadores dentro de cada grupo de trabalho
- Divulgação de instruções básicas referentes à utilização das ferramentas e o ambiente a ser trabalhado
- Acompanhamento da aprendizagem do aluno e das dificuldades no percurso
- Realização de avaliações complementares
Recomendações:
· O tempo deverá ser bem administrado
· Objetividade no envio de mensagens
· Não deve haver fuga ao tema proposto
· Proibida a circulação de mensagem fora do escopo do trabalho
· Todas as atividades devem ser gerenciadas pelo professor, as possíveis alterações e mudanças serão analisadas
· Todos os arquivos devem ser arquivados em uma pasta com o nome do grupo
· O fluxo e o envio de mensagens devem ser dados no período estabelecido e dentro do cronograma da aula
“ Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: Cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.”
Juan Ignácio Pozo.
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