Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes...

Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
(...)
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta,sem interesse pela resposta,pobre ou terrível, que lhe deres:

Trouxeste a chave?

Carlos Drummond de Andrade

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

O poder da Literatura é transformador.

O poder da Literatura é transformador.
A palavra segue como senhora das construções humanas. Os bons discursos unem razão e emoção, argumento lógico e o apelo do espírito. (...) Mas o que faz com que discursos se perpetuem na história é o fato de não se distanciarem da ação.

Ao Mestre com carinho.

Ao Mestre com carinho.
Queres voar, queres habitar as alturas: Joga o que te pesa ao mar. (Nietzche)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Compartilhando possibilidades das contribuições das tecnologias



Cursista: Valdirene Alves Ferreira de Oliveira
Tutora: Vanja Marina Prates de Abreu
Turma: 02
Unidade: IV – Currículo, Projetos, Tecnologia
Campo grande- MS, 21 de Novembro de 2009


Atividade: 02 – Módulo 04


Compartilhando possibilidades das contribuições das tecnologias:




A integração do computador na prática pedagógica, no espaço sala de aula, e na interação planejamento e didática, implicam compreender o papel que o computador pode assumir ao processo ensino e aprendizagem.
Este papel não é homogêneo, depende, em grande parte, das intenções do educador e dos objetivos da aula, e das ferramentas que o educador pretende utilizar durante a aula.
A elaboração de uma determinada atividade poderá ser mais bem representada em uma ferramenta do que em outra.  O uso adequado de alguns aplicativos poderá definir a dinâmica da aula ou do projeto pedagógico a ser desenvolvido.
Nessa perspectiva, a melhor forma de utilização e articulação entre áreas de conhecimento e tecnologia é ensinar com os recursos que propiciem aos alunos o desenvolvimento de competências. É fundamental que o aluno exerça sua autonomia por meio de ações criativas, colaborativas, interessantes, assim, a sala de aula será um ambiente conectado com as mídias e os alunos co-participantes da aprendizagem.


Contribuições da tecnologia à prática pedagógica:


·        Gravar parte das aulas
·        Avaliação on-line
·        Utilizar textos para pesquisa através de e-mail
·        Diário de bordo e tira dúvidas através de blog educativo
·        Escrita colaborativa no Word
·        Vídeos através do youtube – espaço para apreciação de textos literários e ou divulgação de trabalhos
·        Navegação em sites educacionais: www.portaldoprofessor.com.br
·        Navegação no Porta curtas: www.portacurtas.com.br
·        Uso do sistema Wiki – troca de ideias entre os alunos para contribuição da aprendizagem um do outro
·        Projetos de slides e Data show ( poderão ser utilizados na exposição de pesquisas ou divulgação de trabalhos)
·        Messenger: Pesquisa da escrita
·        Orkut: trabalhar debates de temas transversais


Requisitos Pedagógicos:


  • É necessário haver uma metodologia para conduzir cada atividade
  • A turma deve ser pequena de no máximo 25 alunos
  • Os assuntos propostos devem ser relevantes e estimular a discussão
  • É necessário haver coordenadores dentro de cada grupo de trabalho
  • Divulgação de instruções básicas referentes à utilização das ferramentas e o ambiente a ser trabalhado
  • Acompanhamento da aprendizagem do aluno e das dificuldades no percurso
  • Realização de avaliações complementares




Recomendações:


·        O tempo deverá ser bem administrado
·        Objetividade no envio de mensagens
·        Não deve haver fuga ao tema proposto
·        Proibida a circulação de mensagem fora do escopo do trabalho
·        Todas as atividades devem ser gerenciadas pelo professor, as possíveis alterações e mudanças serão analisadas
·        Todos os arquivos devem ser arquivados em uma pasta com o nome do grupo
·        O fluxo e o envio de mensagens devem ser dados no período estabelecido e dentro do cronograma da aula


“ Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: Cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.”
                                                                              Juan Ignácio Pozo.

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