Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes...

Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
(...)
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta,sem interesse pela resposta,pobre ou terrível, que lhe deres:

Trouxeste a chave?

Carlos Drummond de Andrade

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

O poder da Literatura é transformador.

O poder da Literatura é transformador.
A palavra segue como senhora das construções humanas. Os bons discursos unem razão e emoção, argumento lógico e o apelo do espírito. (...) Mas o que faz com que discursos se perpetuem na história é o fato de não se distanciarem da ação.

Ao Mestre com carinho.

Ao Mestre com carinho.
Queres voar, queres habitar as alturas: Joga o que te pesa ao mar. (Nietzche)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Atividade - Compartilhando descobertas

Atividade – Compartilhando descobertas

“E não há melhor resposta que o espetáculo da vida: vê-la desfiar seu fio, que também se chama vida, ver a fábrica que ela mesma, teimosamente, se fabrica, vê-la brotar, mesmo quando pequena...” (João Cabral de Melo Neto)

A atividade foi desenvolvida dentro das disciplinas de língua portuguesa e literatura no período matutino – Escola Estadual de Educação Básica e Educação Profissional Padre João Greiner. Professores regentes: Valdirene Alves Ferreira de Oliveira e Durval Filho. O público alvo selecionado foi: 3ºanos A, B e 2ºanos A, B, C.

Parodiando Carlos Drummond de Andrade: “A aula é um texto que o indivíduo constrói”. Desta forma, por mais que a didática pretenda descrever e a metodologia se proponha a alicerçar e fornecer instrumentos a aula é produzida mesmo é na interação professor e aluno, material e circunstância. Desta forma, procuramos dentro de um trabalho coletivo distribuir de forma alinhada os objetivos da pesquisa. Distribuímos as leituras, definimos os passos de cada trajeto e selecionamos os hipertextos a ser visitados.
De modo bastante organizado estabelecemos algumas metas dentro do conteúdo a ser pesquisado. Dentre eles escolhemos: A literatura e as práticas escolares e Temas recorrentes na literatura.
Temáticas pesquisadas: A literatura e os efeitos estético-literários; As formas de abordagens dentro de um texto literário; Os gêneros literários e a construção dos sentidos; Literatura, linguagem e Expressividade, Romances, Novelas, Estética da manifestação oral e expressões populares da literatura portuguesa/ Fernando Pessoa.

Relação dos hiperlinks:






Nenhum comentário:

Postar um comentário